Se você sempre ouviu dizer que cenoura faz bem para os olhos e achava que esse era apenas um “truque” de mãe para incluir mais vegetais no prato, pode considerar que as duas coisas estão certas: vitaminas são essenciais para a saúde – e para os olhos, especificamente – e mães sabem o que é bom para os filhos.
A cenoura, rica em a vitamina A, ajuda a lubrificar os olhos, deixa a córnea mais clara, propiciando melhor visão em ambientes pouco iluminados e ainda ajuda a reduzir a incidência de catarata e até mesmo a degeneração macular. Além da cenoura, a vitamina A também está presente no espinafre, abóbora, manga, mamão, gema de ovo, fígado e peixes.
Mas, não é só ela: as vitaminas C e E são antioxidantes, previnem o envelhecimento precoce das células e ajudam nosso organismo a produzir mais colágeno que, no caso dos olhos, é importante para manter a córnea íntegra e também controlar a pressão intraocular e o glaucoma. Além das frutas cítricas – limão, laranja, tangerina, goiaba, morango e kiwi – encontramos a vitamina C nos vegetais da família dos brócolis (couve, repolho, couve-flor e acelga), no pimentão amarelo e no tomate. Já a vitamina E está presente nas castanhas em geral, nas verduras de folhas verdes escuras, nos óleos de milho, soja e no azeite de oliva.
Viu só como essas letrinhas – e não apenas aquelas que o oftalmologista nos faz ler nas consultas – fazem bem para os nossos olhos? As mães estão certas!