O canal da lágrima pode “entupir”?

A obstrução das vias lacrimais é uma condição relativamente comum. Em bebês recém-nascidos, por exemplo, ela pode ser congênita, como consequência da formação incompleta durante a gestação. Já falamos sobre isso antes aqui, no artigo “Lágrimas de Bebê”, quando destacamos que, nestes casos, a cura acontece naturalmente: mesmo após o nascimento, a criança continua a se desenvolver e a formação do canal lacrimal se completa.

Já nos adultos, no entanto, a interrupção do caminho natural das lágrimas é, em geral, resultado de alguma infeção no local, de lesões ou traumas na região dos olhos, ou mesmo de um simples resfriado.

As glândulas lacrimais estão localizadas nas pálpebras superiores. No seu caminho natural, as lágrimas passam pelos olhos, lubrificando-os, e descem até um “reservatório” na lateral interna do nariz, por onde são drenadas. Observe que, quando choramos muito, o nariz parece “escorrer” – na verdade, estamos, literalmente, “chorando pelo nariz”, eliminando o excesso de lágrimas. Porém, quando há uma interrupção em algum ponto deste trajeto, os olhos ficam lacrimejantes, irritados, inchados, doloridos e mais sujeitos a infeções, como a conjuntivite.

Assim como qualquer outra disfunção ocular, a obstrução das vias lacrimais requer atenção imediata. Além da visita regular ao Oftalmologista, agende uma consulta sempre que observar algum dos sintomas descritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *