Degeneração da mácula

Com o passar dos anos e o natural envelhecimento das estruturas do organismo, surgem as doenças degenerativas, entre elas as dos olhos.

A mácula é uma pequena parte da superfície interna do olho (retina), localizada na região posterior, responsável por nos fazer enxergar imagens e cores com mais nitidez. Com o passar dos anos, algumas pessoas podem desenvolver uma degeneração que é uma das principais causas de comprometimento do campo visual central.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI – pode se apresentar de duas formas: seca ou úmida. Na primeira, mais comum, o tecido da mácula se torna gradativamente mais fino e algumas partículas de proteínas gordurosas se instalam na superfície da retina. A forma úmida é resultado do vazamento de fluidos de vasos sanguíneos. Apesar de rara, sua evolução é mais rápida e grave.

Em geral hereditária, a Degeneração Macular pode ser agravada por tabagismo, exposição contínua ao sol sem proteção, além da nutrição pobre em vitaminas.

Quanto mais cedo for diagnosticada, melhores são os prognósticos de controle da doença. Por isso é importante fazer o acompanhamento regular com o Oftalmologista, além de ficar atento a qualquer alteração da visão, como dificuldade de enxergar com clareza o contorno e cores nítidas de imagens, ver formas distorcidas, linhas retas que pareçam onduladas e a sensação de enxergar manchas escuras ou claras no centro do olho.

Existe um exame muito simples, indicativo da Degeneração Macular, que pode ser feito em casa mesmo, a Grade de Amsler, um quadriculado com um ponto escuro no centro, que você encontra facilmente na internet: baixe a imagem da Grade de Amsler e imprima. Depois, em um ambiente iluminado, usando os óculos habituais, olhe para a folha impressa a uma distância de 30 a 40 cm do rosto, cobrindo um dos olhos com a mão. Foque com o olho descoberto o ponto central e observe as linhas da grade. Repita o processo com o outro olho. Se as linhas estiverem distorcidas, onduladas ou com alguma parte borrada – escura ou clara – marque imediatamente uma consulta com o Oftalmologista. Quando se trata da saúde dos seus olhos, a pressa é amiga da prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *