Úvea é a parte do olho que compreende, basicamente, a íris – a parte colorida -, além dos tecidos ao redor dela, que têm a função de lubrificar e abastecer de sangue toda a superfície interna do olho. A uveíte é uma doença inflamatória dessa região, que pode ter como ponto de partida predisposição genética ou estar relacionada a infecções virais e bacterianas, ou mesmo a algum trauma ocular.
Os principais sintomas da uveíte são olhos avermelhados, sensibilidade excessiva à luz, visão embaçada, dor de cabeça e a sensação de manchas escuras no campo visual, conhecidas como “moscas volantes”. A doença atinge igualmente homens e mulheres, em geral na faixa de idade dos 20 aos 60 anos.
Apesar de parecer inofensiva, muitas vezes confundida com uma simples conjuntivite por conta dos sintomas similares, a uveíte é uma doença séria – nos casos mais graves pode até mesmo levar à perda da visão.
O tratamento pode ser apenas sintomático, com o uso de colírios ou medicação oral, e, nos casos mais graves, por meio de intervenção cirúrgica.
Nunca é demais relembrar a importância das consultas regulares com o Oftalmologista e, claro, sempre for observada qualquer anormalidade. A saúde ocular é fundamental para a qualidade de vida: cuide bem dos seus olhos!