Retinologia, uma especialidade muito especial

Para tratar dos olhos – um dos menores e mais complexos órgãos do corpo humano – existe um número considerável de especialidades dentro da Oftalmologia. Entre elas, está a Medicina vitreorretiniana, exercida pelo Retinólogo, profissional altamente capacitado. Só para se ter uma ideia, além da graduação básica em Medicina, que dura seis anos, o profissional passa por 3 anos de residência em Oftalmologia e, em seguida, são necessários mais três anos de estudos teóricos e práticos para receber a certificação como Retinólogo.

A Dra. Angela Bettarello Parizan, Retinóloga do COP – Centro Oftalmológico Perdizes, explica: “A retina, membrana que recebe a luz que nos faz enxergar as imagens, fica na parte mais interna do olho. O Retinólogo atua, clínica e cirurgicamente, nesse tecido extremamente delicado, localizado em um espaço mínimo da cavidade ocular”.

Entre as doenças mais comumente relacionadas à retina, estão a Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI, retinopatia diabética, descolamentos, inflamações, tumores intraoculares e muitas outras condições que, quando não detectadas e cuidadas a tempo, podem levar à perda da visão.

A maioria das condições que afetam a retina costuma começar de forma “silenciosa”, sem sintomas aparentes. Por isso é muito importante fazer o acompanhamento regular, anual, com o Oftalmologista e, quando for o caso, sob sua orientação, buscar o tratamento complementar com o Retinólogo.