Presbiopia: perspectivas de um futuro mais nítido

Conhecida como a doença da “vista cansada”, a presbiopia tem como principais sintomas a sensação de visão borrada para perto e meia distância e dificuldade para fazer a transição da visão de perto para longe. O Dr. Claudio Domingues, médico do Centro Oftalmológico Perdizes, explica que, a partir dos 40 anos, o cristalino dos olhos perde elasticidade e a capacidade de focar as imagens com mais agilidade: “As pessoas brincam dizendo que, nessa idade, os braços ‘encurtam’ e já não conseguimos afastar suficientemente o objeto – ou as letrinhas de um texto – para enxergar melhor”.

Em geral, é nesse momento que aquelas pessoas que nunca antes tiveram qualquer outro problema de visão, passam a usar óculos. E os que já têm miopia, astigmatismo ou hipermetropia, precisam ajustar suas lentes para corrigir mais essa condição.

A notícia promissora, no entanto, é que uma fabricante internacional de produtos para cuidados ópticos está desenvolvendo um colírio para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade da visão.

A etapa final do estudo relatou resultados positivos na qualidade da visão próxima e intermediária, sem alterar a de longa distância: os pacientes que receberam o colírio observaram que, a partir de 15 minutos depois de aplicado o medicamento, já conseguiam ler e enxergar com mais facilidade, e o efeito permaneceu por até 6 horas depois.

A avaliação clínica do laboratório atestou, ainda, a tolerância, a eficácia e a segurança do novo medicamento. O estudo completo foi apresentado na mais recente reunião anual da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, e agora segue para aprovação final da FDA – Food and Drug Administration, órgão americano que licencia medicamentos.