A primavera e seus olhos

O começo da primavera é uma explosão de cores e imagens lindas: ipês das mais variadas cores, flores desabrochando, verdes com todas as tonalidades são um verdadeiro “colírio” para os olhos. Mas, nem tudo são flores. Mesmo com tanta beleza, a estação requer atenção especial à saúde ocular, principalmente por conta do excesso de pólen espalhado pelo ar. Essa é uma das principais causas de alergia e desconfortáveis sintomas, como coceira, ardência e olhos vermelhos.

O ar seco, o sol forte, a alta claridade e o uso contínuo de ar-condicionado e ventiladores são mais um conjunto de fatores que podem levar às doenças comuns da estação, com destaque para as conjuntivites – alérgicas, virais e bacterianas -, além da síndrome dos olhos secos, e até mesmo alguns casos mais sérios, como o ceratocone, uma deformação da córnea, agravada pelo vício de coçar os olhos frequentemente, que, em casos graves, pode levar até mesmo à perda de visão.

Apesar dos incômodos, no entanto, é possível aproveitar toda a beleza da estação. Veja aqui algumas dicas de cuidados básicos:

• Capriche na higiene: evite tocar os olhos e, se for muito necessário, lave bem as mãos antes. Resíduos de álcool em gel – um produto de extrema importância nesses tempos de pandemia – são mais um agente de irritação. Adote o hábito de limpar os cílios, diariamente, com xampu neutro infantil.

• Em casa, mantenha os ambientes arejados e limpos, livres de poeira.

• Sempre que sair à rua, use óculos escuros. Além da proteção contra a claridade e os raios nocivos do sol, o acessório ainda serve como uma barreira física de proteção contra pólen, poeira e poluição.

• Colírios lubrificantes contribuem para um maior conforto dos olhos, desde que usados sob recomendação médica. Essa, aliás, é uma boa oportunidade para lembrar da consulta periódica ao Oftalmologista.

Cuide bem dos seus olhos e aproveite a primavera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *