Melhor assim ou assim?

Essa é a famosa pergunta que a maioria dos pacientes deve responder em uma consulta oftalmológica: com qual lente consegue enxergar melhor as letras do quadro – essa ou a anterior? Melhor assim ou assim? E quem nunca saiu do consultório em dúvida, pensando se escolheu a lente certa, ou se – quem sabe? – deveria ter escolhido a outra?

Fique tranquilo: o médico Oftalmologista considera a sua resposta muito importante, mas leva em conta também – e principalmente – o resultado dos exames feitos em vários outros aparelhos, de alta precisão óptica e eletrônica.

Ao final de todo esse processo, quando o paciente, enfim, se senta para realizar o teste de refração ocular naquele “famoso” equipamento que muda as lentes, o médico já sabe, com segurança, se ele vai precisar de óculos e qual lente será prescrita.

Sim, a resposta do paciente é relevante – ela serve para confirmar o diagnóstico, comprovar a exatidão dos exames realizados anteriormente e fazer uma “sintonia fina”, pequeníssimos ajustes, de acordo com a sensibilidade humana – do médico e a sua. Por isso, quando você estiver com os seus olhos por trás daquele aparelho com lentes enormes, relaxe e responda com tranquilidade: melhor assim, ou assim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *