Olhos secos. Problema??

A síndrome dos olhos secos, mais do que apenas um simples incômodo, é um mal que, se não for diagnosticado a tempo e tratado sob a orientação do Oftalmologista, pode causar problemas, como a irritação da córnea, por conta do atrito que ocorre sem a devida proteção do líquido lacrimal.

E é justamente ela, a lágrima, a causa essencial da síndrome. Uma das possibilidades é a diminuição da produção desse fluido tão importante para os olhos, seja pelo mal funcionamento das glândulas lacrimais ou como consequência do envelhecimento natural das células. Outro fator que contribui para o ressecamento dos olhos é a perda de um dos componentes da composição química da lágrima, uma gordura responsável por evitar a sua rápida evaporação. O uso excessivo de ar condicionado, o clima quente e seco, ventos, poluição, além do maior tempo em frente às telas com os olhos estáticos, sem piscar, também influem na a evaporação precoce. Os sintomas são mais do que previsíveis: ardência, vermelhidão, sensação desconfortável de areia ou de “cisco” no olho, dificuldade para piscar e, em alguns casos, até mesmo fotofobia.

Apesar de parecer um problema corriqueiro, a consulta ao Oftalmologista é essencial, tanto para o correto diagnóstico, quanto para a prescrição dos chamados colírios lacrimais, que, apesar de parecerem inofensivos, só devem ser usados sob estrita orientação médica.

No dia a dia, no entanto, podemos adotar algumas medidas paliativas ou preventivas, como manter uma rotina de higienização da região (veja aqui como fazer isso); beber mais líquidos; fazer pausas ao usar computador, celular ou TV; procurar manter os olhos relaxados; evitar contato com agentes irritantes, como poluentes e fumaças em geral, incluindo a dos cigarros; usar óculos com proteção solar; e, claro, cuidar da alimentação: o consumo regular de peixes, ovos, sementes em geral e legumes, especialmente os alaranjados, ricos em vitamina A, é uma boa forma de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças oculares (também já falamos sobre isso aqui) e, em especial, a síndrome dos olhos secos.

Cuide bem dos seus olhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress