Moscas imaginárias

Moscas imaginárias: o que são?

Imagine que você está lendo, ou está em um ambiente muito iluminado e, de repente aparece uma “mosca imaginária” no seu campo de visão. Tão espertas quanto as moscas de verdade, essas que surgem do nada também costumam escapar a um simples piscar de olhos. Porém, embora pareçam mera ilusão, as manchas que algumas pessoas enxergam são reais. Isso acontece, em geral, depois dos 60 anos ou como consequência de cirurgias, como a de catarata, quando o conteúdo gelatinoso do globo ocular perde a consistência, diminui de volume e passa a produzir proteínas. Essas pequenas partículas, ao se movimentarem no ambiente líquido, produzem sombras, que são o que, afinal, enxergamos. Normalmente elas são pequenos pontos arredondados, mas também podem se apresentar na forma de fios, filamentos ou teias.

Embora sejam incômodas, as “moscas volantes”, como são chamadas, não representam um problema sério e, na maior parte das vezes, não exigem tratamento.

Mas, se você passou a enxergá-las, não deixe de mencionar o sintoma na consulta regular ao Oftalmologista para que ele possa fazer o acompanhamento e evitar maiores problemas, principalmente quando, junto com as manchas escuras, surgirem pequenos pontos luminosos, ou “flashes”.

No mais, na medida do possível, procure conviver harmoniosamente com as “moscas volantes” e cuide bem da sua visão: evite coçar os olhos (já falamos sobre esse péssimo hábito aqui), consulte o Oftalmologista regularmente e relate todos os seus sintomas, por menores que sejam.

Quanto às moscas, basta piscar que elas vão embora – pelo menos por um tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *