Se a máscara protege boca e nariz contra o Covid-19, os óculos também são importantes instrumentos de prevenção contra o vírus. Essa não é uma simples constatação – faz parte de artigo científico publicado no “The Journal of the American Medical Association”, resultado de estudo feito por pesquisadores chineses em um grupo de 276 pacientes da província de Hubei, um dos primeiros e mais importantes focos da doença (leia o artigo original aqui, em inglês).
Foi observado que, entre os meses de janeiro e março deste ano, no auge da transmissão, apenas 5,8% dos pacientes internados usavam óculos regularmente. Com base nessa informação, os cientistas consideram que os óculos tiveram uma dupla função de proteção: além da barreira física contra partículas em suspensão no ar, eles também serviram como uma “lembrança” para que as pessoas deixassem de levar as mãos – contaminadas! – à região.
Contudo, os pesquisadores alertam que este estudo preliminar, baseado em um universo restrito, ainda não é conclusivo – apenas levantou hipóteses, que só serão confirmadas com as novas pesquisas, já em andamento.
Mas, enquanto a confirmação categórica não chega, não custa nada acreditar que os óculos, junto com todos os outros cuidados que já conhecemos, podem ser, sim, mais uma forma de nos prevenirmos contra o coronavírus: use seus óculos junto com as máscaras e, claro, não se esqueça de lavá-los com frequência.
Fique de olhos abertos – e bem protegidos: a qualquer sinal de irritação ou vermelhidão (já falamos sobre isso aqui) entre em contato com o oftalmologista e, se for o caso, agende uma consulta.