Experimente fechar os olhos para imaginar como é viver sem enxergar o mundo e as pessoas que estão ao nosso redor. Claro que a cegueira é um problema extremo, que afeta uma pequena, mas significativa parcela da população brasileira. Por outro lado, pesquisas recentes apontam que existe um crescimento expressivo de problemas da visão – miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.
Além da predisposição genética e de alguns outros fatores de saúde associados, o uso excessivo de telas de computador, tablets, smartphones, a exposição contínua aos raios nocivos do sol, o tabagismo, o excesso de poluição e a alimentação inadequada são situações que podem comprometer a saúde dos olhos.
Por isso, reunimos aqui algumas dicas e cuidados básicos que devemos ter como nossos olhos:
• Evite coçar ou simplesmente levar as mãos aos olhos – além do risco de contaminação por vírus e bactérias, esfregar os olhos continuamente pode provocar lesões e outros problemas mais graves. Se a “coceira” for muito frequente, converse com seu médico.
• Alimentação saudável e exercícios físicos regulares fazem bem para o corpo e também para os olhos: o consumo excessivo de açúcar, especialmente entre os diabéticos, pode levar a doenças oculares mais graves e até mesmo à cegueira. Alimentação rica em frutas, verduras e legumes garante que a absorção de vitaminas A, B, D e E, que previnem o envelhecimento precoce das células, ajudam a oxigenar e fortalecer as estruturas oculares. E, como diz a sabedoria popular, peixe – rico em ômega 3 – faz bem para os olhos.
• Esqueça o cigarro: pesquisas associam o tabagismo à degeneração macular e à catarata, além de muito outros problemas que ultrapassam o campo da oftalmologia.
• Lave a região dos olhos diariamente – pálpebras, cílios e sobrancelhas: esse cuidado ajuda a eliminar gorduras, secreções secas, previne coceiras, irritações e até mesmo conjuntivites. O ideal é usar sabonete neutro ou xampu infantil e enxaguar bem.
• Use sempre lentes solares e/ou corretivas com filtros protetores contra os raios nocivos do sol, os ultravioletas.
• Evite ficar muito tempo na frente das telas. Elas não provocam doenças oculares, mas o descanso regular, de apenas alguns minutos, evita o cansaço visual e uma possível dor de cabeça.
• Ler no escuro não faz mal aos olhos, como diziam nossos avós, mas incomoda: com luz, é bem melhor.
Você tem mais alguma dúvida? Converse com seu oftalmologista.